Bakhshaish

Entre os tapetes de grandes proporções feitos na Pérsia, os Bakshaish (ou Bakhshayesh) pertencem a uma classe única. Em essência, os tapetes Bakshaish adaptam o estilo e a sensação visual dos melhores tapetes caucasianos pequenos à escala das peças de tamanho grande. Os desenhos dos tapetes Bakshaish são sempre ousados, geométricos, dinâmicos e abstratos.

Os tapetes Bakshaish podem apresentar um medalhão ou motivos que cobrem toda a área do tapete semelhantes aos tapetes persas clássicos antigos, mas estes modelos são transformados em motivos geométricos mais abstratos e expressivos que lembram os tapetes das aldeias caucasianas como os kazaks, por exemplo. Pode ser que, semelhantes aos tapetes caucasianos, eles preencham os espaços dispersos, ou alternativamente, eles deixem um espaço aberto para permitir que os efeitos do desenho se destaquem com maior expressão.

Os antigos tapetes persas Bakshaish também são admirados por sua lã brilhante e pelo emprego de cores robustas. Eram produzidos no norte da Pérsia, não muito longe do Cáucaso, o que ajuda a explicar as qualidades que compartilham com os tapetes daquela região.

Os talentosos artistas da vila de Bakshaish produziram uma impressionante variedade de tapetes rústicos que destacam a história e a cultura da região. Ao combinar os tamanhos maiores dos tapetes da cidade com as influências rústicas e caucasianas, esses tapetes regionais oferecem aos colecionadores o melhor dos dois mundos. Os tapetes Bakshaish são os mais antigos produzidos na influente região dos tapetes Heriz. Embora a vila de Bakshaish não esteja longe de Tabriz, seus designs e estilos formam mundos à parte. Os impressionantes tapetes Bakshaish têm raízes antigas que contribuem para o seu estilo rústico e retilíneo que lembra as peças caucasianas.

Tapetes regionais, como os Bakshaish e Serapi, combinam designs semelhantes aos designs caucasianos com influências e tamanhos sofisticados que eram inéditos em cidades menores e grupos seminômades. O mesmo vale para os tapetes Heriz e para os tapetes Serapi. Estes tapetes vívidos e com estilo gráfico provam que o tamanho e o estilo são igualmente importantes no mundo dos tapetes antigos.

Alguns dos apreciadores de tapetes antigos gostam da elegância refinada e da precisão encontradas nos tapetes persas clássicos. Já outros preferem a espontaneidade e expressividade ousada que corresponde à inspiração do momento.

Para alguns colecionadores e entusiastas, os tapetes feitos nos centros urbanos marcaram o auge da produção artística de tapetes. Eles representam o resultado de inúmeras tentativas e erros que foram refinados e aperfeiçoados ao longo do tempo. Seus projetos são bem definidos. Começam e terminam nos lugares apropriados. As bordas emolduram a área principal sem interrupção ou misturas de desenhos. Finamente tecidos, seu desenho geralmente é de alta resolução com curvas e ondulações sutis.

Para um amante de tapetes de outro tipo, porém, essas qualidades são enfadonhas, até mesmo desagradáveis. Eles gostam dos tapetes mais casuais dos grupos nômades. Deleitam-se com o trabalho do artista que não tem planos a não ser os que ficam em sua memória.

 Eles apreciam o desenho irregular e angular que muitas vezes anda de mãos dadas com uma trama mais grossa. Apreciam o tapete que tem mudanças bruscas nos traços como se expressassem as mudanças de decisão e de humor do artista que as compôs – alterações radicais de cor ou motivo ou mudanças na proporção do desenho. A improvisação de um padrão onde uma borda dobra também é importante para os colecionadores dessa segunda orientação. Na maior parte, essa divisão de cidade versus nômades também envolve uma divisão de escala em tamanho dos tapetes.

Os artistas têxteis dos grupos nômades raramente faziam tapetes que descreveríamos como “do tamanho de uma sala”, pois dentro de sua tradição eles não usavam peças maiores desse tipo. Consequentemente, quando encontramos tapetes de grandes dimensões, eles tendem a ser produções urbanas porque os artistas urbanos há muito fabricavam tapetes para interiores arquitetônicos maiores.

Da mesma forma, os tapetes do tamanho de uma sala raramente exibem a expressividade e a espontaneidade peculiares dos tapetes de uma aldeia. São peças de ateliers bem planejadas. Aqueles que contêm uma espontaneidade expressiva possuem um padrão de tamanho menor.

Dentro do grupo de tapetes Heriz, os tapetes Serapi e Bakshaish são produzidos no norte da Pérsia. Mas, nem todos os Bakshaishs são grandes; existem peças menores. Mas aqueles que são maiores parecem ser uma das poucas das grandes produções de tapetes que conseguiram ultrapassar a divisão estética usual entre a tecelagem de tapetes tribais e dos grandes centros ubanos. Não há padrão Bakshaish. Bakshaishes forma feitos com designs que cobrem toda á área do tapete bem como composições do tipo medalhão.

Eles podem ter desenhos florais ou geométricos ou algo intermediário. Mas o que distingue um Bakshaish é o seu desenho ousado e expressivo. Poderia ser chamado de expressionista. Tem a mesma qualidade gráfica que se procura num grande Kazak ou num excelente tapete turco. E como estes, os Bakshaishes podem apresentar efeitos visuais abruptos ou radicais. 

Tanto os motivos repetidos quanto os medalhões podem mudar sua forma, escala ou proporção. O espaçamento dos motivos e mesmo os medalhões centrais podem ser improvisados. O desenho é de grande escala e gráfico, e muitas vezes altamente geometrizado, mesmo quando aplicado a um protótipo ou modelo comprovadamente urbano. Os cantos dos tapetes são igualmente muitas vezes improvisados. Simplificando, o Bakshaish é um tapete grande da aldeia e, para os entusiastas da produção da aldeia, o Bakshaish representa uma das poucas opções para um tapete maior.

É surpreendente que as origens da produção dos tapetes Bakshaish ainda não sejam totalmente claras. Seria maravilhoso se pudéssemos isolar ou identificar as tradições anteriores dos artistas Bakshaish para entender como eles transferiram uma estética de aldeia para a produção de peças maiores.

Uma hipótese é que esses artistas que tradicionalmente produziam produtos tribais ou de aldeias menores em algum momento, foram induzidos a entrar na produção de peças de tamanho grande para suprir a demanda dos mercados estrangeiros. Isso envolveu uma reorganização dos métodos de produção, pois é preciso mais gente e um investimento maior para produzir tapetes maiores. Talvez aldeias inteiras ou famílias extensas colaboraram para produzir tapetes Bakshaish maiores. Mas o que chama a atenção é que tais mudanças não afetaram os processos criativos ou técnicos, que ainda favoreciam a improvisação e a espontaneidade, embora vários tecelões estivessem envolvidos em um esforço organizado e disciplinado.

É aqui que reside o apelo dos artistas Bakshaishes. Eles nunca perderam sua criativa distinta e peculiaridade, mesmo no meio do atendimento às demandas do mercado. São os únicos tapetes do tamanho de uma sala que transmitem o poder emotivo do artista como os melhores tapetes de vilarejos menores. É essa rara conquista que ainda os torna tão valorizados entre os amantes de tapetes, e com razão. 

Decoração com um tapete Bakshaish antigo da Pérsia

A variedade de estilos de design em todo o espectro incrivelmente amplo de tapetes persas é notável. Existem aqueles estilos de tapetes antigos que são mais tribais e menos formalmente compostos em uma extremidade, e estilos que são mais rígidos, clássicos e geométricos na outra. Enquanto algumas pessoas sempre gravitarão em direção a uma extremidade desse espectro, outras naturalmente gravitarão em direção à outra extremidade.

Mas e aquelas pessoas que preferem algo intermediário? Digamos, algo com elementos tribais tradicionais, mas talvez também com algum tipo de estrutura e composição subjacentes? É aqui que entram os antigos tapetes Bakshaish, historicamente produzidos no norte da Pérsia.

Ao decorar com um tapete Bakshaish antigo, é importante primeiro notar que geralmente os tapetes Bakshaish que atravessam a divisão estética usual entre desenhos de aldeias ou tribais e designs mais clássicos são, convencionalmente, peças maiores.

Também é importante notar que, de fato, não existe um “padrão Bakshaish” consistente. Os tapetes Bakshaish podem ser encontrados com desenhos que cobrem todo o tapete ou com medalhões ou ambos. De fato, a única qualidade que pode ser encontrada no estilo Bakshaish é uma qualidade distinta e ousada que parece caracteristicamente abstrata.

 O tapete abaixo apresenta um exemplo de um tapete Bakshaish antigo solidamente composto que ainda consegue articular sua qualidade de autenticidade tribal, reunindo o que muitas vezes são elementos díspares de design em uma peça bela e harmoniosa.

Explore nossos tapetes Bakhshaish
Serapi – Noroeste da Pérsia

Época – 

1875

Medida – 

250 x
380 cm

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,408$318,119

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?