Este famoso design chamado Chelaberd é geralmente conhecido no mercado de tapetes antigos como “Eagle Kazak” ou “Sunburst Kazak”. Embora o mercado de tapetes utilize o termo Kazak, este tapete com um radiante design não foi tecido na região de Kazak, mas em Karabagh, localizada ao sul de Kazak. A base do tapete é feita de lã ou às vezes com a mistura de lã com pelo de cabra. O pelo é feito com a lustrosa lã de ovelha que é sedosa ao toque.
A maioria dos Chelaberds do século XIX apresenta dois ou três medalhões e alguns possuem dois medalhões e meio, enquanto os “Single Eagles”, com apenas um medalhão, são mais difíceis de serem encontrados. Eles provavelmente foram originalmente usados para representar raios de sol. Os tapetes Eagle Kazak geralmente têm pequenos animais, incluindo pássaros e figuras humanas tecidas no campo principal em contraposição com a grandeza do seu principal design cósmico. Os estudiosos acreditam que este contraste representa o macrocosmo e o microcosmo, que a vida no planeta faz parte da ordem universal. As bordas dos tapetes Caucasianos conhecidas como “caranguejo” são comuns nos tapetes Eagle Kazak e outros tapetes de Karabagh.
A maioria dos tapetes “Eagles Kazak” que se encontra disponível no mercado de tapetes atualmente são peças muito inferiores, produzidas nas oficinas que Stalin montou na década de 1920 para a exportação. Por outro lado, os melhores tapetes “Eagle Kazak” feitos no século XIX são maravilhosas obras de arte, produzidos com inconsistências intencionais, espontaneidade e com o emprego de cores radiantes, incluindo magníficos tons de verde e azul-petróleo. A maioria das peças de calibre artístico foi tecida na virada do século XX ou no final do século XIX, enquanto raramente encontram-se disponíveis exemplares da década de 1870 e da primeira metade do século XIX. Esses primeiros Chelaberds são altamente valorizados quando estão em boas condições.