Heriz

Com motivos distintos em grande escala e uma ampla paleta de cores quentes, o antigo tapete de Heriz é provavelmente o mais popular dos tapetes desta região persa. Em constante e crescente demanda nas últimas décadas, as peças antigas mais finas tornaram-se escassas e aumentaram significativamente em valor e estima.

Esses antigos tapetes persas têm o nome da maior cidade de um distrito com mais de 30 aldeias, na área montanhosa do noroeste da Pérsia, a 80 km a leste de Tabriz. A criação do clássico medalhão “diamante em quadrado” Heriz ocorreu provavelmente na terceira parte do século XIX. Acredita-se que comerciantes empreendedores de Tabriz, querendo tapetes persas do tamanho de um quarto para exportação, mostraram aos tecelões locais os finos tapetes da cidade ou talvez até retalhos de tecido e lhes pediram para tecer grandes tapetes. Os artistas de Heriz, hábeis na tecelagem mais espontânea e angular de origem tribal, adaptaram esses desenhos dos tapetes antigos. O resultado, o tapete Heriz, é um híbrido maravilhosamente cativante, um tapete rústico e encantador das aldeias com uma riqueza e grandeza iguais às peças da corte persa.

As virtudes dos antigos tapetes Heriz encontram-se no seu estilo de design e cor. A identidade de um Heriz é o seu grande medalhão com cantos de grandes dimensões preenchidos com folhas em formato angular de carvalho, ao mesmo tempo que possuem design ousado e cativante. Os tapetes Heriz mais antigos, ecoando os famosos tapetes Serapi antigos do mesmo distrito, tendem a ser mais espaçosos em design, enquanto os tapetes Heriz tecidos nos últimos 60 anos tendem a ser mais densamente desenhados. Outros formatos mais raramente vistos incluem desenhos de flores ou folhas e, ocasionalmente, com o motivo da “Árvore da Vida” que lembra alguns tapetes caucasianos antigos. 

Certamente, os antigos fabricantes de tapetes de Heriz eram mestres consumados do tingimento vegetal. Enquanto os tapetes Heriz dos últimos 20-40 anos são frequentemente tingidos quimicamente, na melhor das hipóteses usando uma mistura de tintas naturais e químicas, os tapetes Heriz antigos foram feitos com corantes vegetais puros.

Quando amadurecem e atingem uma pátina maravilhosa. A técnica do abrash, variação intencional dentro de um tom de cor, é usada com maestria nos melhores tapetes antigos da Heriz. A técnica bem desenvolvida de delineamento duplo ou mesmo triplo, que também distingue os melhores tapetes antigos da Heriz, cria notável força e profundidade de cor e design.

Os melhores tapetes semi-antigos e antigos de Heriz tem a lã lustrosa dos Shahsavan, nômades que residem nas proximidades das montanhas Elbrus. Mais tarde, a lã passou a ser importada de Tabriz, mas sempre de primeira qualidade e com alto teor de lanolina. Os Heriz têm uma base de algodão grossa e resistente com nós bem compactados, tornando sua durabilidade bem conhecida.

No design de um lar, os tapetes Heriz são amados por sua versatilidade. Sua geometria complementa o mobiliário moderno e suas cores quentes e profundidade artística realçam antiguidades de todos os tipos. Sua riqueza de cores e força do design os tornam uma escolha comum também para ambientes corporativos. Os tapetes persas Heriz exemplares são um excelente tapete de investimento devido à sua individualidade artística e apelo duradouro.

Explore nossos tapetes Heriz
Heriz – Noroeste da Pérsia

Época – 

1900

Medida – 

250 x
310 cm

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,282$306,343

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?