Os tapetes Karabagh são originários de uma região montanhosa habitada desde o século XVII por povos de diferentes culturas. A região de Karabagh localiza-se na porção sul das montanhas do Cáucaso, na atual Armênia Oriental e sudoeste do Azerbaijão, ao norte da atual fronteira iraniana. A região abrange três áreas: Montanhas de Karabagh (histórico Artsakh, atual Nagorno-Karabagh), Planícies de Karabagh e a região de Syunik. A população é composta principalmente por armênios e turcos azeris. Nas cidades maiores da montanhosa Karabagh, a população é principalmente armênia.
Como a região está dividida entre a Armênia e o Azerbaijão, bem como entre muçulmanos e cristãos, e montanhas e planícies, a guerra entre essas populações têm uma história longa e triste. Esta variedade geográfica e populacional de Karabagh contribui para que os tapetes sejam classificados em várias categorias de design: o tipo “aldeia” semelhante aos kazaks ricamente coloridos com grandes medalhões e uma sensibilidade geométrica mais tribal, o tipo “cidade” influenciado pelo estilo clássico dos tapetes persas e o design russo apelando aos gostos e sensibilidade ocidentais com ornamentos florais realistas relacionados aos tapetes Aubusson e Savonnerie.
Mas qualquer que seja o padrão, os Karabaghs representam o melhor em qualidade e design entre os estilos de tapetes antigos do Cáucaso. Possuem uma trama distinta, uma trama dupla que é feita entre cada duas fileiras de nós.
Os belos tapetes criados na área de Karabagh têm um toque único, dependendo de onde são tecidos. Localizada entre os rios Araz e Kura, esta bela área estende sua fronteira até as pequenas montanhas do Cáucaso. Artistas das regiões de Lenkoran, Talish e Moghan são especializados na criação de tapetes Karabagh que têm o formato comprido. Essa forma se encaixa particularmente bem em espaços longos e estreitos, como corredores. Já a área do Karabagh Oriental é conhecida por sua produção de tapetes com lã azul-clara e é tecida com tramas de algodão.