Os tapetes turcos Kayseri são originários da cidade de “Kayseri”, localizada no centro da Turquia. Os tapetes desta cidade são geralmente feitos por meio de uma combinação de algodão e lã ou são de seda pura. Como Kayseri estava localizada na rota comercial da seda, muitas das influências nos designs dos seus tapetes vêm da Pérsia e de outras regiões com as quais Kayseri negociava.
A confecção de tapetes sempre foi uma prática muito importante em Kayseri há séculos, uma tradição que foi transmitida pelas famílias até hoje. Normalmente, esses tapetes orientais eram tecidos por um grupo de mulheres que reuniam suas habilidades para fazer à mão essas obras-primas. Esses tapetes foram muito populares entre a classe média e alta turca nos últimos séculos e continuam a ser populares tanto na Turquia quanto internacionalmente hoje.
Os tapetes de lã são geralmente feitos de lã fiada à mão e eram tradicionalmente coloridos com corantes naturais. Os tapetes Kayseri turcos antigos são únicos em design e, mesmo entre os tapetes turcos, são facilmente diferenciados dos tapetes antigos que foram feitos em outras cidades.
Os tapetes de seda de Kayseri, em particular, são famosos por seus desenhos intrincados, textura macia e tecelagem fina. Esses tapetes de seda geralmente não são usados no chão, mas, devido à sua beleza artística, muitos são usados para cobrir mesas ou até mesmo como tapeçarias. Em termos de design, os tapetes turcos Kayseri tendem a ser mais formais e geralmente empregam motivos florais.