No início do século XIX, os tecelões passaram a usar sua criatividade e habilidades artísticas no desenvolvimento de novos designs mais atraentes para o consumo do mercado internacional. Especialistas em tapetes caucasianos costumam valorizar os tapetes Kazak mais finos criados durante este período. Estes tapetes apresentam formas geométricas incríveis e cores vibrantes. Geralmente, os tapetes do distrito Kazak são feitos de 100% com lã e raramente se acrescenta algodão. A lã de alta qualidade dos tapetes kazak vem das ovelhas que vivem nas montanhas da região o que confere ao tapete uma textura sedosa e macia. A área central dos tapetes kazak apresenta cores saturadas como o vermelho, azul, marfim ou verde. Adicionalmente, variações de amarelo ouro, marrom, vermelho-ferrugem aparecem nos motivos geométricos e nas bordas.
Uma característica que valoriza estes tapetes são os cores saturadas, resultado do tingimento natural e que conferem aos tapetes kazak alto valor estético. Diferente de muitos outros estilos de tapetes antigos, grandes motivos arquetípicos aparecem com destaque no campo central do tapete, produzindo efeitos profundos.
Famosos por suas cores ricas, desenhos geométricos assertivos e designs arrojados e em grande escala, os tapetes Kazak são procurados por colecionadores por sua autenticidade. Mas eles também são excelentes tapetes para serem usados em ambientes contemporâneos e podem adicionar um toque de classe e da cultura oriental a uma sala bem projetada. Os designers de interiores tendem a usar a complexidade das figuras geométricas dos tapetes Kazak para compensar o design minimalista do ambiente.
Um tapete Kazak é uma ótima opção para uma sala com móveis em tons neutros, já que os tons vermelhos rubi, o marfim ou o azul safira do tapete vão conferir vivacidade e contraste ao ambiente. As preferências individuais variam quando se trata de combinar móveis finos com tapetes Kazak. Alguns especialistas acham que os móveis contemporâneos com economia de design destacam a riqueza da arte têxtil de um tapete Kazak. Outros preferem combinar a geometria elegante dos tapetes Kazak com móveis mais tradicionais.
Um dos aspectos mais atraentes dos tapetes Kazak antigos é a sua capacidade de resistir ao tempo. Essa característica se deve à capacidade de tingimento incomparável feita pelos azeris e aos materiais naturais que eles usavam em seus corantes. O brilho das cores tingidas nesses tecidos tendem a se manter por décadas e até por séculos dependendo do uso e dos cuidados empregados.
Estes tapetes espetaculares, feitos à mão, incorporam a distinta cultura kazak. Suas cores vivas e a rica variedade de símbolos continuam a encantar colecionadores e conhecedores de tapetes orientais. Os tapetes antigos sempre atraíram a atenção dos colecionadores pelo seu design artístico e pelo emprego de tintas naturais na lã. Eles se encontram entre os tapetes mais valorizados do Cáucaso e em alta demanda por museus e colecionadores.