Entre todos os tapetes persas, nenhum pode ser considerado mais elegante e refinado do que os antigos persas Kerman. A qualidade dos tapetes antigos Kerman combinada com os seus tradicionais desenhos florais, tornam esse tapete ideal para aqueles que desejam adicionar elegância e grandeza ao design de sua casa.
A cidade de Kerman ou Kirman, localizada no centro sul da Pérsia, durante toda a sua história, foi considerada um centro de produção de tapetes de extrema qualidade. Os tapetes Kerman possuem designs inspirados nos tapetes produzidos para a corte persa, quando eram confeccionados sob o patrocínio real da dinastia Safávida há mais de 400 anos. Para ter uma ideia da qualidade destes tapetes produzidos para a realeza, em 2010 um Safavid Kerman do século XVII foi vendido em leilão por US$ 9,6 milhões.
Por estar localizada no grande deserto do sul d Pérsi, Kerman foi um importante centro comercial e de tecelagem antes mesmo do grande explorador Marco Polo. A cidade era uma parada obrigatória para os viajantes e comerciantes na Rota da Seda.
Os tapetes Kerman foram alguns dos primeiros tapetes persas a chegar ao Ocidente, onde eram avidamente procurados na Europa e, a partir do final do século XIX, entre os grandes industriais do nordeste dos Estados Unidos. A partir de 1920, os designs dos tapetes Kerman tornaram-se mais simples, com uma paleta de cores menos variada, com pelo mais grosso e menor número de nós, principalmente em resposta à demanda do mercado americano.
O sucesso dos tapetes Kerman no Ocidente se deu porque os tecelões dessa região foram influenciados pela cultura europeia e a partir do século XVI desenvolveram um estilo suave e gracioso que combina elementos dos tapetes da corte persa com as cores e desenhos encontrados nos tecidos franceses.
Kerman Lavar
No início do século 19, durante um período de conflitos civis, a cidade de Kerman foi saqueada e queimada. Os tecelões mais habilidosos fugiram para a vila de Lavar, ao norte de Kerman, onde estabeleceram seus teares. Os artistas de Lavar criaram peças delicadas e finamente tecidas usando uma lã sedosa com base de algodão. Os melhores tapetes Kerman antigos ficaram conhecidos como “Kerman Lavar”.
Já as cores usadas pelos artistas nos Kerman Lavar são geralmente muito suaves e delicadas com refinamento e graça por excelência. Geralmente, predominam os tons marfim e areia, raramente encontrados em outros estilos de tapetes persas do século XIX. Naquela época, os tecelões tinham acesso ao corante de cochonilha, muito valorizado e extremamente caro, que permitia a produção de um vermelho de tom renascentista, encontrado nos tapetes Kerman antigos, em vez do vermelho ferrugem usado na maioria dos outros tapetes persas. O uso do dourado, açafrão e de amarelos suaves justapostos em pequenas áreas com o índigo, quase de tom preto, bem como uma variedade de rosas, verdes e azuis suaves conferem aos Kerman Lavar uma paleta de cores sublime.
Um tapete Kerman antigo feito no final do século XIX é considerado de excelente qualidade, entre os melhores dos tapetes persas. Porém, entre os Kerman, os Lavar são aqueles em que há maestria na confecção tanto pelas habilidades do artista como pelo emprego dos melhores materiais, como acima explicado. Ainda dentro do grupo seleto dos Lavar, existem os melhores dos melhores, que podem ser reconhecidos por uma série de características que os distinguem dos típicos e estimados Kerman Lavar.
Deve possuir uma trama extraordinariamente fina e pelo da melhor qualidade proveniente da lã de cordeiro, em vez da lã de ovelha usada na maioria dos tapetes antigos. Além disso, o melhor dos Kerman Lavar apresenta detalhes primorosos em seu design, com suas muitas as bordas que produzem no observador um efeito acinzelado. Isso dá à sua superfície um brilho particularmente atraente.
Desta forma, hoje o termo “Kerman Lavar”, embora aludindo a uma vila, é usado no mercado de tapetes antigos quase exclusivamente para denotar as melhores qualidades dos tapetes Kerman. Os tapetes Lavar produzidos no século XIX e no início do século XX raramente são encontrados no mercado de hoje e são muito procurados por conhecedores e colecionadores na Europa e na América por seu impressionante impacto artístico. Por este motivo, têm sido considerados excelentes investimentos em arte, uma tendência que agora está se fortalecendo à medida que exemplares antigos com maestria artística extraordinária e em boas condições se tornam cada vez mais difíceis de se encontrar.
A delicadeza e a variedade dos tapetes Kerman conferem ao designer de interiores maior flexibilidade. A primorosa qualidade do melhor tapete Kerman torna essas peças ideais para a composição de interiores formais e clássicos. Contudo, a ampla gama de padrões dos Kerman faz com que sejam tapetes igualmente desejáveis em interiores modernos, permitindo ao designer encontrar o Kerman certo para cada tipo de espaço, seja ele complexo ou minimalista, mas sempre dando destaque a elegância e beleza atemporal desta magnífica obra de arte.