Os tapetes Konya são famosos e cobiçados por suas cores deslumbrantes, lã brilhante e pela ousadia dos seus desenhos. Por isso, os Konya são os tapetes antigos mais procurados das aldeias turcas. Costumam ter medalhões geométricos dispersos em fileiras ou cobrindo todo o campo do tapete. Mas, qualquer que seja o padrão, esses tapetes exibem consistentemente uma combinação magistral de figuras geométricas marcantes e uma combinação de cores impressionante. Em certo sentido, os tapetes Konya antigos são os homólogos turcos dos kazacs caucasianos, embora geralmente sejam mais antigos e muito mais raros.
Elementos de design tribal e cores vibrantes não faltam nestas obras-primas turcas. Muitos colecionadores de tapetes antigos se sentem imediatamente atraídos pelos tapetes Konya por seu uso abusivo de cores, contrastes e padrões.
A vivacidade das cores da destaque às formas geométricas e o uso dos contornos faz com que os seus observadores concentrem sua atenção nos medalhões geométricos e nos motivos florais, pois são usados para definir o primeiro plano da área central do tapete.
Os desenhos que cobrem toda a área central ou as fileiras de figuras geométricas podem variar dependendo do tapete, mas as cores estão sempre organizadas para cativar a atenção de quem os observa.
Como outros tapetes tribais, os tapetes Konya são únicos devido ao uso de linhas retas. Os ângulos retos dos desenhos ao longo do tapete foram confeccionados para criar um efeito de fundo para as cores internas. Como as cores costumam criar um contraste direto com fundo do tapete, ele se torna visualmente atrativo e pode ser utilizado de maneira versátil em diferentes designs de interiores.