Kurdo

Os tapetes curdos são tão diversos quanto os tecelões étnicos que os criaram. Grupos curdos tradicionalmente povoam a fronteira leste da Turquia, o norte do Iraque, o este da Pérsia e pequenas áreas próximas às fronteiras do leste persa. Embora os tapetes feitos pelos curdos possam ser de qualquer país que habitam, o termo tapete curdo geralmente se refere e tornou-se sinônimo de tapetes feitos no Curdistão iraniano e na província do Azerbaijão Ocidental no oeste do Irã.Os artistas curdos não fazem parte de um grupo homogêneo. Existem muitos  clãs e subgrupos, como os Jaff e os Sanjabi, que produzem seus próprios desenhos. Geralmente, os tapetes curdos antigos apresentam elegantes arbustos curvilíneos, soberbos motivos Herati, Memling guls e flores requintadas. Seu estilo varia do formal ao casual.
Os desenhos são variados e as cores exuberantes. A cor dos tapetes curdos é surpreendente, com tons de terracota e laranja queimado, azul, verde e amarelo açafrão. Esses efeitos de cor são muito aprimorados pela lã lustrosa e sedosa que os tecelões curdos geralmente usavam.Os padrões de tapetes e símbolos usados pelos artistas curdos passaram a ser também usados por artistas vizinhos e se tornaram parte da cultura mais ampla. Do estilo gráfico às belas cores e padrões icônicos, os tapetes curdos antigos têm inúmeras características que os tornam altamente desejáveis. Até há relativamente pouco tempo, os tapetes curdos eram essencialmente um gênero não reconhecido de produção de tapetes Em sua maioria, eram confundidos com os tapetes de outros povos vizinhos, sobre os quais se sabia mais.
Hoje em dia, a produção de tapetes curdos é melhor compreendida, e tornou-se cada vez mais possível separar a tecelagem curda das produções de tapetes turcos, caucasianos e persas. As populações curdas permanecem amplamente distribuídas pelo Oriente Médio e Ásia Central. Embora tenham sua própria língua, sua cultura tende a absorver e transformar características locais de onde habitam.

Não é de surpreender que os tapetes curdos da Anatólia tenham desenhos e técnicas que parecem turcos assim como os curdos das regiões da Anatólia Oriental e do Cáucaso produziram tapetes que pareciam caucasianos enquanto os da Pérsia confeccionaram tapetes semelhantes aos persas. Mas os tapetes produzidos pelos curdos em todas essas regiões têm um conjunto especial de qualidades que os ligam uns aos outros e os distinguem do contexto maior em que foram feitos. Essas qualidades são consistentes e claramente discerníveis, e é isso que os diferencia como tapetes curdos antigos.

A qualidade dos tapetes produzidos pelos curdos persas difere daquelas feitas pelos curdos do outro lado da fronteira – no Iraque e na Turquia. Ecléticos, apresentando a influência persa tanto no design quanto na qualidade, o tapete curdo persa é um tapete mais fino, mais tricotado e menos tribal – os fios são aparados quase como os tapetes persas clássicos. Além disso, a posição geográfica dentro do próprio Irã é outro fator: no norte, os tapetes curdos geralmente incorporam grandes figuras geométricas no campo central, muitas vezes vistas no estilo Karabagh, enquanto no sul, os tapetes podem apresentar um desenho arbóreo com arbustos floridos dispostos em fileiras – mais típicos do estilo persa..

 

 

Explore nossos tapetes Kurdo
Kurdo – Noroeste da Pérsia

Época – 

1900

Medida – 

132 x
490 cm

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,446$321,653

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?