Os antigos tapetes persas Lori (ou Luri) foram tecidos ao redor das montanhas Zagros, no oeste da Pérsia pela etnia Lurs. Os tapetes Lori são raros e têm uma rica história na tradição dos tapetes orientais.
Estes tapetes persas são representativos da bela arte deste grupo nômade. Possuem um enorme repertório de design, como motivos de animais e figuras geométricas e foram tecidos com ricas combinações de cores – principalmente vermelho, azul, verde e amarelo. Estas cores e tonalidades vibrantes conferem ao observador uma sensação única.
Os artista Lori usam apenas lã de qualidade excepcional que geralmente vem dos seus próprios rebanhos que são alimentados com água e pasto saudáveis. A lã de alta qualidade resulta em tapetes de longa durabilidade. Cada fio é capaz de absorver com nitidez e reter as tintas naturais que serão usadas no tapete, mantendo as cores vibrantes durante a sua vida útil. Esse tipo de cuidado detalhado em todo o processo garante que os tapetes Lori sejam requintados, originais e da mais alta qualidade.
O gênio criativo dos artistas Lori apresenta designs florais, de animais e formas geométricas elaboradas que refletem o seu mundo. Esses motivos geralmente os diferenciam quando comparados aos designs e estilos de muitos outros tapetes persas. Por causa de sua arte única, designs vívidos, porém minimalistas, e o extremo cuidado com todo o processo do início ao fim da tecelagem, os antigos tapetes Lori foram conhecidos como alguns dos tapetes mais excepcionais dos povos nômades persas.