Serapi

Os tapetes Serapi antigos do século XIX são os mais raros e procurados tapetes persas atualmente. Tecidos nas montanhas do noroeste da Pérsia, os tapetes Serapi são um estilo distinto da região de Heriz, com nós mais finos e designs mais amplos e espaçosos do que outros tapetes desta área. Com estética elegante, os Serapis antigos têm sido tradicionalmente o tapete mais escolhido para os edifícios do governo americano, incluindo a Casa Branca. Hoje, os tapetes Serapi são usados em decorações que vão do tradicional ao contemporâneo, em ambientes ecléticos e pós-modernos.

“Serapi” não é um lugar ou nome de uma etnia. Mas é um termo utilizado no mercado de tapetes derivado de “Serab-i”, que significa “de Serab”. Isto porque estes tapetes persas tinham que ser levados por seus tecelões para Serab, a 45 quilômetros de distância, para serem comercializados.

Os tapetes Serapi antigos foram tecidos por famílias ou em pequenas oficinas com vários tecelões trabalhando por anos para finalizar cada tapete. A confecção era feita quase exclusivamente por mulheres. Artistas altamente qualificadas, elas continuamente reinterpretavam o design à medida que teciam, criando uma arte altamente espontânea e criativa. Em geral, os tapetes Serapi antigos feitos em pequenas oficinas são mais finos e clássicos e os tapetes Serapi tecidos por famílias apresentam designs mais simbólicos.

As mulheres desta área eram mestres tintureiras capazes de tingir profundamente uma lã sedosa com uma grande variedade de cores com “abrash”. A ampla gama de cores e tons era adquirida por meio de muitas plantas e minerais cuidadosamente preparados, com base em receitas que não se conhece mais. Cores ou tons que variavam de melancia a terracota eram feitos da raiz de garança. Os muitos tons de azul incluindo o marinho profundo, vinham da planta índigo.

Os tons dourados e amarelos eram provenientes da camomila e de uma variedade de outras plantas. Os tecelões de tapetes Serapi também utilizavam com frequência lã não tingida e crua, cujos tons de marfim e bege contrastavam com a ampla gama das cores vegetais.

O tráfego pesado que os tapetes Serapi muitas vezes suportam faz com que uma restauração significativa seja às vezes necessária para a sua preservação. Se feita com habilidade e cuidado, a restauração não apenas permite o uso contínuo desses majestosos tapetes antigos, mas também aumenta o seu valor de investimento. Tapetes antigos do século XIX com uma quantidade moderada de restauração habilmente executada são bastante raros e, se de excelente qualidade e forte impacto artístico, são muito procurados.

Nossa coleção de tapetes Serapi reflete uma enorme variedade desse estilo. Possuímos um inventário cuidadosamente selecionado que atesta o efeito surpreendente que estes tapetes proporcionam a uma variedade de interiores. A raridade dos melhores Serapis antigos com corantes vegetais puros, designs geométricos e a arte inspirada dos seus artistas os tornam excelentes investimentos, ocupando uma posição importante no mercado internacional da arte.

Explore nossos tapetes Serapi
Serapi – Noroeste da Pérsia

Época – 

1875

Medida – 

295 x
406 cm
Serapi – Noroeste da Pérsia

Época – 

1875

Medida – 

250 x
380 cm
Serapi – Noroeste da Pérsia

Época – 

1880

Medida – 

359 x
626 cm

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,469$323,775

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?