Quando as fronteiras da Armênia estavam em sua maior extensão, compreendiam três grandes lagos: Van, Sevan e Urmia. Hoje, só resta o lago Sevan localizado a leste de Erivan, na Armênia, perto da fronteira do Azerbaijão e ao sul de Tbilisi, na Geórgia. Foi na margem deste lago que surgiu um dos tapetes mais interessantes do Cáucaso: o Sewan.
Seus desenhos são geométricos. Caracteristicamente, os tapetes Sewan apresentam um medalhão impactante na forma de escudo com “asas de borboleta” que cobre a maior parte da área do tapete. Motivos com ganchos, arbustos, estrelas e em formas de EE ou S, bem como flores e outros ornamentos, são tecidos em todo o medalhão e no fundo. A borda principal geralmente tem flores estilizadas, arbustos e folhas alternadas ou outros motivos Kazak. A borda menor tem trevos e padrões em ziguezague.
Os artistas de Sewan preferem o emprego de vermelhos fortes, azuis, verdes ou marfim para o campo central. Essas cores são intercambiáveis entre a borda e o medalhão. Diferentes tons de azul claro, marrom, canela e amarelo ouro são tecidos para os elementos de design e, às vezes, as bordas e o fundo.
Os tapetes Sewan hoje são conhecidos mundialmente por seus designs artísticos e cores vibrantes, naturais, vivas e atraentes. Eles são um valioso produto de tecelagem da região do Cáucaso e há por eles significativa demanda no mercado de tapetes antigos.