Shirvan

O histórico distrito de Shirvan produziu muitos tapetes altamente decorativos que possuem uma complexidade estética que é encontrada em poucos tapetes caucasianos. A profundidade das cores, a complexidade da composição e os padrões geométricos apresentados nos antigos tapetes Shirvan os diferenciam daqueles produzidos em outras regiões do Cáucaso. Shirvan, que faz parte do Azerbaijão moderno, tem sido povoado por azeris em sua maioria e armênios, hábeis tintureiros e tecelões experientes. O formato dos tapetes Shirvan antigos é geralmente longo e estreito, o que era preferido pelos consumidores do Cáucaso.

Grandes medalhões cheios de símbolos policromados são apresentados com destaque assim como padrões geométricos afegãos que são similares a arabescos com palmeiras. Impressionantes padrões que ocupam toda área do tapete com símbolos e treliças de flores também são usados. Os tapetes da região de Shirvan incluem aqueles produzidos em Marasali, Baku e outras vilas ao redor. Independentemente do formato ou dos padrões geométricos apresentados, os tapetes Shirvan antigos estão repletos de cores fortes, símbolos poderosos e detalhes sutis que contribuem para sua riqueza estética.

Infelizmente, os magníficos Shirvan de alta qualidade não são mais produzidos. Sua confecção diminuiu antes da virada do século XX. A ferrovia transcaucasiana abriu a região na década de 1870, criando uma avenida para os negociantes europeus chegarem com maior facilidade. Esses comerciantes levaram uma enorme quantidade desses tapetes para consumidores famintos da arte caucasiana. No início, devido a demanda crescente, os artistas começaram a criar desenhos ainda mais intrincados, com tramas extremamente finas e alta contagem de nós.  A demanda, no entanto, logo ultrapassou a capacidade dos tecelões em produzir a quantidade desejada pelo comércio. Como resultado, na década de 1890, oficinas de tapetes passaram a substituir os ateliers dos artistas individuais. Os corantes comerciais substituíram os naturais. Os desenhos tornaram-se mais simples e simétricos. Os designs mais simples, embora pequenos, foram excluídos do desenho. A perda desses motivos significou a falta do individualismo que marcava esses únicos tapetes Shirvan.

Os tapetes Shirvan são frequentemente os tapetes antigos mais procurados do Cáucaso. Curiosamente estão intimamente relacionados em termos de design e coloração com os tapetes Kuba. Mas, os Shirvan tendem a ser distinguidos por uma trama maior e mais flexível. Eles também apresentam um design de medalhão, enquanto os Kuba possuem designs que ocupam toda a área central do tapete. Ainda assim, os tapetes Shirvan e os Kubas contrastam com o design gráfico mais ousado dos tapetes do sul do Cáucaso, como os Kazak e Karabagh. São mais detalhados, contando com articulações precisas na forma bem como os efeitos visuais produzidos pela sua riqueza de cores.

O que chama atenção dos tapetes Shirvan é o seu design elegante e ao mesmo tempo simples. Medalhões brotam do fundo de um azul profundo, por exemplo, oferecendo um efeito gráfico visual impressionante que é inovador e sofisticado. Cada linha dos tapetes Shirvan produz um determinado efeito. Cada aspecto do design está em harmonia natural com equilíbrio e simetria.

Explore nossos tapetes Shirvan
Shirvan – Sudeste do Cáucaso

Época – 

1875

Medida – 

114 x
115 cm
Shirvan – Sudeste do Cáucaso

Época – 

1875

Medida – 

112 x
132 cm
Shirvan – Sudeste do Cáucaso

Época – 

1875

Medida – 

95 x
115 cm

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,469$323,775

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?