Tabriz, uma cidade localizada no noroeste da Pérsia, é considerada a cidade dos mestres da arte têxtil. Os ateliês desta influente cidade estabeleceram uma forte reputação pela qualidade de seus tapetes que é respeitada até os dias de hoje.
A fama da cidade de Tabriz como centro de produção de tapetes se iniciou no período da dinastia Safávida (1501 a 1722 d.C.), embora os relatos históricos indicam que os tapetes eram lá produzidos desde a era sassânida (224 a 651 d.C.). Os tapetes do período safávida representam o auge da arte têxtil da Pérsia e os tapetes Tabriz continuaram esta tradição. Shah Abbas (1587 a 1629), o grande patrono das artes, estabeleceu centros de tecelagem em toda a Pérsia, incluindo uma oficina real em Tabriz. Alguns dos melhores tapetes Tabriz, tecidos exclusivamente para aficionados em tapetes da nobreza, possuem técnicas ainda não superadas.
Após a queda da dinastia, a confecção de tapetes diminuiu em qualidade e intensidade em toda a Pérsia. Contudo, um interesse renovado por tapetes século XIX reviveu esta arte e Tabriz tornou-se novamente um importante centro de produção.
Os tapetes Tabriz antigos, produzidos no final do século XIX e início do século XX, distinguem-se pela sua excelente técnica de tecelagem e por sua notável aderência às tradições clássicas aos designs dos tapetes persas antigos. Mas, ao contrário dos demais tapetes persas, eles não podem ser distinguidos por nenhum padrão de design particular nem pelo uso específico de cores. Os tapetes Tabriz antigos apresentam enorme diversidade em designs clássicos bem como foram produzidos em todas as cores imagináveis, desde tons fortes e brilhantes aos tons pastéis mais suaves. O que os diferencia dos outros tapetes persas é sua qualidade. Os tapetes Tabriz são desenhados com precisão e executados com cuidado, tornando-os extremamente populares entre os designers
Desde meados do século XIX, Tabriz liderou o ressurgimento da Segunda Era de Ouro dos tapetes persas que eram produzidos tanto para o uso doméstico quanto para a exportação. No final do século XIX, três mestres da arte persas, Haji Jalili, Sheik Safi e Kurban Dai contribuíram para o renascimento de Tabriz e os comerciantes de tapetes de Tabriz começaram a exportar estes tapetes para o mercado ocidental.
A arte dos antigos Hadji Jallili Tabriz
O atelier de Hadji Jallili foi extremamente proeminente. Os tapetes Hadji Jallili antigos possuem os melhores materiais usados pelos mestres tintureiros e tecelões, juntamente com o gênio e a inovação deste artista-mestre como designer de tapetes. Suas criações artísticas incluem designs florais com medalhões centrais e designs altamente decorativos com tramas densas. Tapetes com design da “Árvore da Vida” e do “Paraíso” muito detalhados, repletos de ciprestes, salgueiros, cervos, pavões e gazelas também são encontrados.
Raramente o trabalho de Hadji Jallili utiliza tons escuros como o vermelho e o azul que são característicos da maioria dos tapetes persas antigos do estilo clássico. Sua assinatura inquestionável é o uso notavelmente eficaz de uma paleta restrita de cores requintadas, alguns nos tons mais sutis combinados com uma fina estética. Sobre fundos suaves de marfim, areia, bege, terracota, ferrugem e marrom, Hadji Jallili desenhou com maestria medalhões em forma de videiras e arabescos fluidos em tons sutis, como o rosa e o café. Para conferir um efeito visual mais dramático, o índigo às vezes era usado produzindo maior contraste. Devido à alta densidade de nós, os desenhos tendem a ter uma aparência que se assemelha à pintura de porcelana, finamente gravada, que é embelezada por fundos claros.
Embora extremamente difícil de adquirir devido à sua produção limitada e pela grande demanda, um pequeno número de tapetes antigos Hadji Jallili ainda pode ser encontrado hoje. O senso único de coloração e a excelência do design sutil transformaram os tapetes Tabriz Hadji Jallili em alguns dos tapetes persas mais deslumbrantes do século XIX. Felizmente, a oficina de Hadji Jallili atingiu seu objetivo de produzir um legado de obras de arte memorável, cuja qualidade duradoura nos deixou com uma pequena quantidade de preciosas obras-primas para admirar.
Um tapete Tabriz adiciona a sensação de elegância em qualquer cômodo de um lar ou em um escritório. Os Tabriz são conhecidos pela sua qualidade insuperável, trama forte e riqueza em detalhes. Durante séculos, os tapetes Tabriz foram feitos com a máxima qualidade desde quando Tabriz foi consagrada como uma das primeiras capitais do mundo dos tapetes. Os artistas de Tabriz se gabam por serem os mais antigos em termos de produção de toda a Pérsia. Os tapetes persas de Tabriz e sua beleza não dependem apenas de sua rica bagagem cultural, mas seu design ilimitado não é superado por nenhuma outra região. Com uma insuperável variedade de cores, o tapete Tabriz pode ser encontrado em qualquer tom, incluindo cores mais arrojadas ou mais suaves com tons pastéis.
Nada supera os antigos tapetes Tabriz na sua verdadeira qualidade e prestígio. Então, se você realmente quer sentir a sensação de estar no topo do mundo moderno com essas peças antigas, compre um tapete Tabriz. Prometemos que os convidados à sua casa ficarão encantados e impressionados com tudo o que um Tabriz tem para oferecer.