Antigos Tapetes Heriz: guia para aproveitar a arte destes tapetes persas duráveis

Os tapetes persas antigos ficam encantadores tanto em uma sala de apartamento com móveis clássicos quanto no lounge de um hotel cinco estrelas. Talvez não haja maior prova da longevidade de um tapete persa antigo do que a sua onipresença.

Os tapetes Heriz (pronuncia-se “ha-rees”) têm o poder de completar ou transformar inteiramente um espaço graças aos seus designs arrojados e cativantes. Eles complementam uma infinidade de estilos de decoração e são conhecidos por sua resistência e durabilidade.

O que torna os tapetes Heriz tão magníficos? Aqui está tudo o que você não sabia e precisava saber sobre a arte destes tapetes singulares.

Os tapetes Heriz – também conhecidos como “tapetes de aldeia” – são talvez o estilo mais famoso dos tapetes persas tradicionais.

Estes tapetes tiveram origem nas aldeias agrícolas do noroeste da Pérsia, conhecidas pelas suas técnicas centenárias de tecelagem de tapetes. Heriz tornou-se o termo amplamente aceito para todas as cerca de três dúzias de aldeias que teciam tapetes nesse estilo, a leste do centro da cidade de Tabriz, no noroeste da Pérsia. Os métodos tradicionais da região permaneceram essencialmente inalterados e são transmitidos das épocas antigas para as novas, um testemunho de um processo artístico eficaz e respeitado.

  1. Padrão e Design

Os tapetes Heriz são instantaneamente reconhecíveis por seu grande medalhão central e por seus cantos distintos com designs que apresentam formas geométricas marcantes com motivos simétricos, angulares, linhas e formas retas.

A marca registrada do clássico tapete Heriz é um robusto medalhão central. O fascínio está nas combinações de cores feitas de plantas, nítidas e saturadas, tecidas em grandes desenhos florais geometrizados. Lã tingida em tons de vermelho e rosa feitas a partir da raiz da garança e tons de azul, derivados do índigo e incorporados em designs retilíneos em vez dos curvilíneos encontrados em tapetes persas mais formais. Esta é a beleza dos tapetes Heriz: são interpretações mais rústicas em relação aos tapetes clássicos das cidades influenciados pelas artes da dinastia Safávida dos séculos XVI e XVII. O resultado é um tapete descontraído e acolhedor.

  1. Materiais

Os materiais utilizados na confecção dos tapetes Heriz são os responsáveis pela sua durabilidade. Os tradicionais tapetes persas Heriz vêm de perto do Monte Sabalan, uma montanha rica em depósitos de cobre. Enquanto as ovelhas pastam, elas bebem da água com infusão de cobre da montanha, que fortalece e melhora a qualidade da sua lã.

Com corantes vegetais especiais, o fio de lã é matizado com os convencionais vermelhos ferrugem, azuis marinho, dourados, verdes e âmbar que tornam os tapetes persas Heriz tão distintos. Ao contrário dos corantes químicos, estas cores suavizam com o tempo, aumentando a beleza e a profundidade do tapete. Os tecelões normalmente confeccionam os tapetes usando um fio resiliente de lã sobre uma trama forte de algodão.

  1. Técnica de tecelagem

Os artesãos tecem os tapetes em teares com nós simétricos amarrados à mão que diferem da técnica do nó assimétrico encontrada dos tapetes persas. Com cerca de 200 nós por centímetro quadrado, esta técnica cria um pelo denso e curto.

  1. Imersão no rio

Os tapetes Heriz obtêm sua bela e distinta tonalidade vermelho-ferrugem a partir de um método de imersão no rio local que altera a tinta natural e muda os seus tons. Depois que o tapete está pronto, os tecelões os colocam na água com cobre da região, o que ajuda a produzir a cor vermelho-ferrugem única e vibrante, exclusiva dos autênticos tapetes Heriz.

Como aproveitar ao máximo da arte de um tapete Heriz antigo no interior de seu lar

Os padrões geométricos arrojados e as cores vibrantes dos tapetes Heriz fazem deles uma peça decorativa marcante tanto em ambientes modernos como tradicionais. Aproveite ao máximo qualquer espaço com estas três ideias de decoração para estilizar um tapete persa Heriz em qualquer ambiente.

 

  1. Selecione o tamanho correto

Um tapete muito pequeno perde seu valor enquanto um tapete muito grande para um ambiente pode parecer estranho. Encontre o tamanho certo para o seu tapete Heriz com estas dicas:

Selecione um tamanho de tapete pelo menos 15 a 20 centímetros mais largo do que os móveis, especialmente se você colocar sofás, cadeiras ou mesas em cima do tapete. Deixe pelo menos 30 centímetros de espaço entre a borda do tapete e a parede, a menos que qualquer móvel fique diretamente encostado na parede.

Tapetes menores – menos de 2,4 x 3,0 m na maioria dos casos – podem ser colocados em salas maiores, desde que você os coloque em camadas sobre outros tapetes ou os coloque cuidadosamente como parte de uma seção menor da sala, como em um recanto ou em uma sala de estar separada.

Um designer de interiores pode orientá-lo nesse processo se precisar de ajuda adicional. Quer você use o tapete como ponto de partida do design ou incorpore-o posteriormente no processo, é bom começar com um Heriz do tamanho de uma sala – 2,7 x 4,0 m ou maior – para que todos os seus móveis possam ficar em cima do tapete, criando um espaço definido de conforto para você, sua família e seus convidados.

  1. Considere isso um ponto focal

A maneira como você incorpora um Heriz na decoração de um ambiente depende se você está começando do zero ou tentando incorporar móveis existentes no ambiente. Se você está começando do zero, é sempre recomendável e mais fácil começar pelo tapete.

Os tapetes Heriz são, sem dúvida, peças marcantes que alteram dramaticamente – e lindamente – a sensação de um ambiente. Considere os elementos do seu design, desde tons ousados a motivos ornamentados, e encontre peças para o resto da decoração do ambiente que complementem a energia do espaço.

Ao adicionar novas peças estofadas, elas devem ser em cores neutras para não competirem com as cores ricas e os padrões do Heriz.

Se você já tem um cômodo cheio de móveis, depois de colocar o Heriz no cômodo, tire fotos do espaço de vários ângulos. Por meio das imagens, deve ficar claro para você se uma de suas peças estofadas não combina com o tapete; nesse caso, pode ser necessário estofá-lo novamente (em cores neutras), transferi-lo para outro cômodo ou substituí-lo.

Móveis de madeira, luminárias geométricas, tecidos cor ferrugem e molduras em estilo vintage são formas de unir o ambiente, formando um tema visual com seu tapete Heriz no centro.

  1. Brinque com padrões e cores

A mistura de padrões e cores é uma forma única de infundir personalidade em qualquer espaço. Seguir os padrões e paletas distintas de um Heriz é a ideia perfeita para começar. Os tapetes Heriz oferecem uma infinidade de ideias para a escolha de cores porque contêm muitas cores – ferrugem, ocres, azuis, marfim e bege, para citar algumas.

A chave para misturar padrões e estampas com sucesso é manter uma paleta de cores única. Quando essa combinação de cores corresponde às existentes no tapete, você não erra.

As paredes da sala podem até ser de uma cor escura se você quiser produzir um ambiente mais dramático e forte, desde que seja da cor do tapete. Tente ficar longe de cores que não combinam bem com as cores ricas do Heriz, como lavanda, rosa, amarelo e verdes.

Fique de olho na escala do padrão também. Outros designs que você pode misturar e combinar incluem listras, florais e outras estampas geométricas. Porém, tenha cuidado – muitos padrões ou texturas em um espaço podem deixar o ambiente carregado e cansativo e ofuscar a beleza do seu tapete Heriz.

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,469$323,747

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?