Como os tapetes antigos podem transformar o seu espaço

Um tapete pode transformar a aparência de qualquer interior. Pode engrandecer um espaço ou torná-lo acolhedor e convidativo – e o mais importante, pode torná-lo único. Peças raras, feitas antes de 1900, ou seja, tapetes produzidos antes da época de expansão comercial durante a Segunda Era de Ouro dos Tapetes Persas, tecidos à mão e tingidos naturalmente, possuem qualidade excepcional quando comparados aos tapetes produzidos em larga escala atualmente.

Comprar um tapete antigo é uma maneira sustentável de planejar o design dos seus interiores e também é uma decisão inteligente. Você não está apenas dando uma nova vida a uma peça artisticamente trabalhada, mas também está investindo em algo que manterá o seu valor e durará por gerações.

Há muito o que considerar ao comprar um tapete oriental antigo, desde a cor e o design até o material e a idade. Abaixo compartilhamos algumas dicas para que você utilize tapetes orientais antigos em ambientes modernos.

A importância da cor

Tapetes antigos com cores mais ousadas podem dar vida a uma sala e até melhorar o seu humor. Nas culturas antigas, o vermelho é tradicionalmente visto como energia, força, motivação e confiança, enquanto o amarelo se relaciona com o que é salutar, positivo e edificante. Já o verde produz harmonia e equilíbrio, enquanto o azul oferece uma sensação de calma, paz, profundidade, verdade e autoexpressão.

As cores mais claras foram utilizadas por muitos designers de interiores contemporâneos nas últimas décadas, mas os tons escuros estão ressurgindo. Tapetes com padrões geométricos, por outro lado, trazem energia para um interior e se relacionam bem com obras de arte contemporâneas e pós-impressionistas. Se você já tem pontos focais fortes, como um papel de parede de destaque na sala, procure complementá-los para unificar o visual.

Tapetes caucasianos, como o tapete Sewan Kazak, adicionam energia aos espaços neutros. Os tapetes caucasianos possuem cores primárias fortes e padrões geométricos mais robustos. Eles eram geralmente tecidos nas aldeias e vendidos localmente. O tear era erguido dentro de casa e os tapetes eram confeccionados de acordo com a memória das mulheres que os teciam. Isso significa que não há dois tapetes exatamente iguais.

Os artistas também costumavam ser tintureiros extremamente habilidosos. Os corantes deste tapete continuam com uma saturação intensa e o emprego das cores é equilibrado.  O tingimento é natural. O corante para o fundo vermelho deste tapete foi feito a partir da planta rubia tinctorium, conhecida como ruiva-dos-tintureiros, originária da região do Mediterrâneo. Os corantes naturais são mais estáveis e matizados do que os sintéticos usados hoje e, portanto, são menos propensos a desbotar.

 

Com o uso de corantes provenientes da flora local, a tonalidade de um tapete revela o local onde foi tecido. Por exemplo, os corantes vermelho-terracota do noroeste da Pérsia diferem dramaticamente dos corantes cor de vinho das planícies da região sul.Um tapete com fundo escuro fica bem em um espaço íntimo, como um escritório ou uma biblioteca. Esta peça dos nômades turcomanos tem um campo vermelho escuro quente que complementaria móveis escuros e feitos de madeira. É um tecido muito fino e de qualidade maravilhosa e faria com que essas áreas quentes e confortáveis fossem convidativas e aconchegantes.

Já os tapetes com cores mais suaves tendem a se harmonizar bem em quartos ou salas com muita luz. As cores mais claras interagem com uma variedade de espaços estilizados. Tons como areia e marfim podem proporcionar um efeito de relaxamento e aconchego como mostra o Kashan de seda abaixo. Andar sobre um luxuoso tapete de seda é a forma mais nobre de começar e terminar o dia.

Design: para além do decorativo

Ao comprar um tapete antigo, procure aqueles que apresentam designs bem equilibrados, bem espaçados e harmoniosos. Eles também devem proporcionar uma sensação de movimento, profundidade espacial e clareza. Quando você entende de onde veio um design e o seus significados, o tapete se torna muito mais interessante. O design oferece informações fascinantes sobre a história do tapete

O design do tapete ao lado representa romãs. A relação que a romã tem com a fertilidade e a abundância deriva do fato de ela possuir belas sementes doces que estão contidas na própria fruta. Nos tapetes Khotan do Turquestão Oriental e, consequentemente, nos tapetes chineses das regiões vizinhas, o desenho da romã é frequentemente mostrado semiaberto com as sementes expostas para realçar a abundância da fruta.

Yarkand, 1870

Tabriz Petag, 1930

O design deste tapete PETAG (feito pela empresa alemã Persische Teppiche A.G., que tinha uma oficina em Tabriz) é uma cópia perfeita de um dos mais magníficos tapetes Kerman com design ‘Vaso’ da era safávida já tecidos, que agora encontra-se no Museu de Artes Aplicadas em Viena. Os melhores designs resistem ao tempo. Este tapete tem quase 100 anos e parece novo, o que é uma prova da qualidade excepcional da lã usada pela oficina PETAG.

 

Um tapete de grandes dimensões com um design bem equilibrado no campo é uma adição elegante a qualquer ambiente como uma sala de jantar, por exemplo. O tapete Agra abaixo tem em seu design um medalhão centralizado inspirado no tapete ‘Ardabil’ – o tapete datado mais antigo do mundo, feito em 1539 e que agora está exposto no Museu Victoria & Albert de Londres.

Tapetes grandes com motivos repetidos também ficam bem nas áreas mais informais. Pode ser mais fácil organizar os móveis em torno de um tapete com padrão repetido do que sobre um que tenha um medalhão centralizado. Mas, acima de tudo, você deve procurar um tapete em que a área principal do tapete esteja envolta por uma borda com boas proporções, especialmente se você planeja colocar móveis no centro do tapete.

Considere a textura

Tapetes Bidjar, como a peça abaixo, tendem a ter dimensões grandes e são extremamente resistentes, sendo uma boa escolha para salas com bastante tráfego ou que estarão sob móveis frequentemente movimentados, como as cadeiras de uma sala de jantar por exemplo. Os Bidjars são feitos com urdidura e trama de lã, além do pelo de lã, e por isso são excepcionalmente resistentes.

Já os tapetes mais finos tendem a ser mais delicados e propensos ao desgaste e, portanto, são mais adequados para espaços com menos tráfego, como os quartos, por exemplo. O tapete Mohtasham Kasham retratado abaixo se encaixa nesta categoria, com o fundo em tom marfim e um design perfeitamente harmonioso com flores e videiras. Os Mohtasham Kasham são tecidos com lã de cordeiro, retirada do peito e do ventre do animal, que é a lã mais macia e fina graças ao seu alto teor de lanolina. Como resultado, possuem um brilho suave e lustroso, quase aveludado ao toque.Tapetes como estão em constante demanda pelos designers de interiores porque são atemporais e adicionam elegância aos interiores clássicos e modernos.As fibras de seda são mais lustrosas do que a lã.

O tapete Ghom abaixo apresenta tons de verde água entre as suas várias flores e plantas coloridas. Este tom verde-água é extremamente raro. No tapete de seda, ocorre uma mudança no tom da cor a partir da posição do observador em relação ao tapete. Os amantes da arte do tapete procuram essas diferenças tonais em tapetes tecidos à mão como evidência do emprego de corantes naturais pelos tecelões. Vale ressaltar que, além de mais lustrosos, os tapetes de seda também são mais frágeis e suscetíveis à umidade do que os de lã. Se molharem e não estiverem plenamente secos, a base pode ficar quebradiça e rachaduras podem começar a aparecer. Esses tapetes, portanto, precisam ser tratados com cuidado especial.

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,450$321,989

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?