Muitas pessoas se perguntam se devem restaurar seus tapetes antigos ou deixá-los no estado em que se encontram. Na maioria dos casos, a resposta a essa pergunta depende mais do valor do tapete do que da sua estética. Esta questão aparentemente simples é complicada porque depende de vários fatores. O principal ponto a se ter em mente é que o restauro afeta o valor de um tapete – em alguns casos, aumenta seu valor e em outros, diminui.
A primeira consideração a ser feita deve ser calcular o custo do investimento da restauração. Na maioria das vezes, não vale a pena restaurar tapetes modernos porque eles não têm nenhum valor intrínseco. Dito isso, se você gosta do tapete, se ele tem um valor sentimental e você pode se dar ao luxo de fazê-lo, certamente vá em frente e restaure o seu tapete.
No entanto, quando se trata de tapetes antigos, a questão da restauração é diferente. O valor depende muito mais do que apenas a idade quando se trata de tapetes persas, caucasianos, turcos ou turcomanos. As cores, os padrões geométricos, a técnica da confecção utilizada, o material, a idade e o local onde o tapete foi feito entram em jogo na determinação do valor de um tapete antigo.
Casos em que o restauro de um tapete antigo pode valer a pena:
- Os tapetes que representam um determinado período, como os da dinastia Safávida ou os tapetes mamelucos do Egito são extremamente valorizados devido ao seu significado histórico e a sua raridade. Se a estrutura destes tapetes estiver comprometida, vale a pena restaurá-los com profissionais altamente qualificados. No entanto, o restauro dos desgastes do tapete não deve ser feito, pois depreciaria o valor histórico da peça.
- Tapetes antigos que apresentam padrões específicos também terão maior probabilidade de serem valorizados com o tempo, como os tapetes que utilizam a técnica de vasos ou da árvore da vida.
- Tapetes antigos considerados obras de arte, confeccionados por mestres reconhecidos mundialmente tais como Haji Jalili, Mohtashem e Kermani sempre atraem valores altos quando estão em boas condições.
- Tapetes antigos produzidos em determinados lugares conhecidos por sua qualidade, como por exemplo, Serapi, Faraghan Sarouk, Kashan, Bakshaish, Agra dentre outros, também terão maior probabilidade de manter seu valor se estiverem bem conservados.
Essas informações são apenas generalizações e não representam o valor de avaliação de nenhum tapete em particular.
Em geral, quanto maior a probabilidade de um tapete manter ou aumentar seu valor, melhor será restaurá-lo visando manter seu estado de conservação. Além disso, é uma boa ideia deixar o tapete limpo regularmente por alguém especializado em limpeza de tapetes antigos. Nunca leve um tapete a uma lavanderia. Os produtos químicos nas soluções de limpeza podem desbotar as cores do seu tapete ou causar danos maiores. Permita que apenas um profissional especializado em limpeza de tapetes antigos trate de seu tapete.
Nem todos os restauros são iguais
Se você tem um tapete de nível artístico ou apenas tem uma peça de que gosta profundamente, utilize seu tapete com cuidado, pois nem todos os serviços de restauro possuem a mesma qualidade. Restaurar um tapete antigo significa tecê-lo e refazê-lo aplicando o método exatamente usado para criar o original. Um profissional de restauração de tapetes altamente qualificado pode reproduzir a técnica com exatidão em alguns casos, mas pode ser difícil encontrar este especialista na sua região. No entanto, um trabalho de restauro mal feito será extremamente óbvio, arruinará a aparência e afetará negativamente o valor do tapete. Bons restauradores são difíceis de achar. O trabalho é demorado e geralmente oneroso.
O trabalho de restauro não é apenas uma simples costura que é feita com uma máquina moderna. A arte do restauro de um tapete antigo equipara-se a uma cirurgia estética. É difícil combinar com precisão os corantes usados no tapete original. Fabricar os corantes naturais para restaurar os tapetes estão mais para uma arte do que para uma técnica. A cor resultante das misturas pode apresentar muitas variáveis. Além disso, as cores originais do tapete podem ter desbotado com o tempo. À princípio, os corantes modernos sempre parecerão estranhos quando colocados ao lado dos corantes vegetais à base de plantas, mas um bom reparador pode obter uma combinação quase perfeita. Isso requer habilidade e prática.
Às vezes, a resposta é não restaurar o tapete
Há casos em que investir no restauro de um tapete talvez seja a escolha errada. Isso pode ocorrer em dois extremos: quando um tapete não possui valor ou quando possui altíssimo valor. O primeiro caso ocorre quando o tapete não tem muito valor de revenda. O segundo caso ocorre quando o tapete possui uma qualidade de museu ou é um tapete extremamente raro ou colecionável. Neste segundo caso, o restauro pode desvalorizar um tapete desse calibre. A única exceção é se o reparo for necessário para preservar a integridade do próprio tapete, a sua estrutura e estabilizá-lo para evitar que se desfaça.
Atualmente, existe uma tendência de design que privilegia tapetes com o aspecto desbotado ou com desgastes. São tapetes novos que passam por um processo químico que produz essa aparência. Mas por que se contentar com um tapete “antigo artificial” quando você pode ter um antigo verdadeiro e com a mesma aparência? Se você tem um tapete que mostra a sua antiguidade, esta é a peça perfeita para ser usada em uma decoração de estilo rústico ou mais eclética. Eles também podem ser usados para atenuar os interiores mais modernos ou minimalistas. Você pode ser criativo e se divertir aos usá-los de uma forma que lhe dará uma nova vida ao seu lar.
Decidindo se você deve restaurar ou não seus tapetes antigos
Como você pode ver, a decisão de restaurar um tapete depende de muitos fatores. É sempre melhor consultar um profissional experiente sobre a situação de cada tapete. Se você decidir pelo restauro, pergunte quais métodos serão usados. Também é uma boa ideia ver exemplos que atestam a qualidade do trabalho do especialista.
Restaurar um tapete antigo não é um processo simples e normalmente é um grande investimento, por isso é importante que você escolha alguém experiente e confiável para fazer o trabalho corretamente.