Veja algumas formas de determinar a idade de um tapete

Só a experiência, adquirida ao longo dos anos, permite que alguém determine com confiança a época aproximada em que um tapete foi feito. Com o tempo, a compreensível confusão inicial sobre a qualidade, os diferentes estilos e períodos em que um tapete foi confeccionado desaparecem. O amor pelo assunto desempenha aqui um papel considerável. Assim como em outros campos, o conhecimento do especialista se baseia na sua visão e na comparação.

Em contraste com outras obras de arte, no entanto, o tapete revela mais critérios sobre os quais alguém pode basear seu julgamento, pois em nenhum outro objeto de criação artística o toque, o manuseio e a sensação desempenham um papel tão importante na avaliação da sua idade.

Antes de tudo, a impressão geral que se tem de um tapete é fundamental para se encontrar as pistas sobre a sua idade. Nos tapetes caucasianos e turcomanos, onde os designs geométricos e abstratos foram amplamente usados ao longo dos séculos, o tapete antigo é aquele em que o design é apresentado da forma mais realista. A verdade é que a pureza estilística, a execução cuidadosa e a relação da borda com o campo central são elementos importantes na avaliação qualquer tapete. Deve-se notar, entretanto, que os tapetes mais antigos apresentam uma borda mais estreita do que os exemplos posteriores.

Além da estética, as cores também podem trair o julgamento que se faz sobre a idade de um tapete. A clareza intensa de um tapete antigo, independentemente da região em que foi tecido, é um guia convincente. Até os aparentemente monótonos tapetes turcomanos são um bom exemplo disso. Quanto mais antigo o tapete, mais as suas cores se destacam. Os tapetes Yomud e Tekke, por exemplo, podem atingir uma gama e intensidade de cores que não se imaginaria possível, dada a escolha limitada de cores empregadas nos tapetes feitos posteriormente nesta região.

Caucasiano Shirvan, 1875

Uma característica infalível na determinação da idade de um tapete é a cor amarela. Quanto mais antigo o tapete, mais claro e puro é a sua cor amarela. Nos tapetes não tão antigos, o amarelo tende a tons mais alaranjados ou castanhos. As outras cores também devem se destacar de forma clara e brilhante, se o tapete for antigo. Ao contrário, quanto mais desfocada a imagem geral do tapete, mais as cores parecem se misturar e, portanto, mais novo é o tapete. A condição básica para a intensidade e clareza das cores é a qualidade da lã utilizada. O brilho aveludado e natural dos tapetes antigos sobrevive durante séculos e permanece inconfundivelmente preservado até mesmo nos nós das peças bem gastas. Este brilho representa, portanto, uma das indicações mais importantes para determinar a sua idade.

Outra informação que ajudar a identificar o tempo de vida de um tapete pode ser encontrada na sua estrutura. Quanto mais antigo o tapete, mais tempo enfrentou as influências climáticas. Assim, a estrutura dos tapetes antigos se torna quebradiça ou pelo menos parcialmente danificada. Às vezes é a urdidura, às vezes a trama, dependendo da susceptibilidade do material. Certamente, é mais desejável possuir um tapete antigo que esteja completamente preservado. No entanto, uma leve fragilidade no tapete não significa necessariamente uma perda em seu valor. Naturalmente, os tapetes que possuem uma estrutura mais rígida ou feitos com uma trama muito estreita tendem a ser mais frágeis, pois ao serem dobrados ocorre uma maior pressão sobre eles do que nos tapetes feitos com nós mais frouxos e de textura macia. Vê-se com muita frequência o mau hábito que alguns comerciantes e colecionadores têm ao submeter um tapete antigo a um teste, dobrando o verso com as mãos. O dano é irreparável e este teste muitas vezes não produz a resposta procurada. Se o verso de um tapete centenário está em perfeitas condições, deve continuar neste estado. Se cuidados básicos forem tomados, durará cem anos a mais. Mas, se for aplicada força suficiente para quebra-lo visando testar a sua idade, qualquer tapete pode ser danificado.

Uma indicação mais fácil de determinar a idade é fornecida pela composição da parte de trás do tapete. O verso de um tapete novo apresenta cada nó bem definido. Os nós estão inteiros, e nota-se claramente onde um nó termina e onde começa o próximo. Além disso, o verso é felpudo. Devido ao desgaste e ao atrito constantes causados pelo simples fato de o carpete estar no chão, os nós deixam de ser bem definidos, se tornam mais uniformes e diminuem de tamanho. A camada felpuda se perde e o verso se torna liso e brilhante. Quando o tapete chega neste estado pode-se determinar que ele atingiu uma idade considerável.

Existem certos corantes naturais que pela sua própria composição química acabam com o tempo corroendo a lã dos tapetes antigos. Isto ocorre principalmente com as cores escuras como o marrom e o verde escuro. Quanto mais forte for o material corrosivo (óxido de ferro ou cobre) contido na cor, mais rapidamente os tufos de lã desaparecerão da superfície do tapete.

Em média, após 60 ou 80 anos, um tapete pode começar a apresentar sinais de mofo, mas há aqueles que demoram cem anos ou mais até que este processo se torne evidente. Como também existem lãs pretas e marrons de cor natural – lã não tingida de ovelha, cabra ou camelo nas cores preta e marrom – não é difícil encontrar tapetes antigos que possuem estas cores bem preservadas.

Os fabricantes de tapetes antigos falsificados evidentemente conhecem todos estes processos. Além de rasparem as partes marrons e pretas do tapete que estão falsificando para dar a impressão de corrosão destas cores, eles desgastam a parte de trás dos tapetes de forma que pareçam lisos e sem pelugem. No entanto, um olho treinado pode identificar um tapete falso, mesmo que tenha sido copiado fielmente.

São as cores que denunciam a falsificação. Um tapete falsificado não tem as cores translúcidas nem a sua lã possui o brilho natural. O verso geralmente é muito rígido e os sinais de desgaste feitos propositadamente em locais irregulares revelam ser na verdade pelos que foram cortados curtos que se estendem uniformemente sobre a superfície do tapete. O colecionador experiente confia no princípio de que se tiver que analisar demoradamente se um tapete é genuíno ou não, irá considerá-lo uma falsificação. O primeiro olhar ao tapete que é genuíno não deixa qualquer dúvida na sua mente.

Pesquisar

Época (circa)

ano - slider
18501970

Medidas

Largura
Largura - slider
57cm366cm
Comprimento
Comprimento - slider
110cm626cm

Categorias

Categorias

Tipo de venda

Valor

valor - slider
$3,467$323,630

Obrigado

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou aguarde que retornaremos o contato 

Solicitar preço

Preencha os campos abaixo e entre em contato agora mesmo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?