Os corantes naturais são muito superiores aos corantes químicos e você entenderá os motivos ao ler o texto abaixo.
Quando um tapete é exposto à luz todas as suas cores começam a desbotar, mas se o tapete foi tingido com corantes naturais, o processo de desbotamento é mais suave deixando os tons mais claros que se tornam tão belos senão mais, do que a cor original. A diferença está na nuance entre o desbotar e o suavizar das cores. Mais precisamente, pode-se dizer que um tapete feito com cores sintéticas desbota com a incidência de luz. Já um tapete feito com corantes naturais tem os seus tons suavizados.
Os corantes naturais produzem pelos coloridos que são mais compatíveis e harmoniosos entre si. O resultado é que, com o desgaste, as cores se suavizam de forma homogênea. Por outro lado, as cores químicas são mais fortes e nítidas após a fabricação do tapete, mas toda esta energia desaparece rapidamente e de forma desigual e, às vezes, até deixando manchas com o uso e passar do tempo.
Uma das principais razões pelas quais as cores naturais apresentam uma melhor aparência do que as cores químicas tem a ver com a impureza das cores naturais. Por exemplo, um corante vermelho feito com elementos naturais conterá alguns pigmentos azuis e amarelos, enquanto um vermelho químico conterá apenas pigmentos vermelhos. As impurezas dos corantes naturais, que podem constituir de 5% a 25% do corante, consistem em outras tonalidades, e são essas misturas que tornam os corantes naturais tão atrativos e criam harmonia entre as cores mais próximas. O resultado é que onde uma pessoa verá um pouco de roxo em um novelo de lã cinza, outra poderá ver um pouco de azul.
Por outro lado, a uniformidade de um tapete tingido sinteticamente é plana e opaca o que o torna monótono. O corante natural, justamente por sua irregularidade, faz a cor vibrar e brilhar. É esta imperfeição um sinal da habilidade da mão do artista ao trabalhar as substâncias encontradas na natureza.
Os corantes naturais produzem diferentes tonalidades em diferentes horas do dia. Quando essas tinturas naturais são expostas à luz, elas deixam os tons mais claros, o que faz com que fiquem atrativas de uma forma diferente das cores originais. Obviamente, os corantes naturais são significativamente menos destrutivos para o ambiente do que os corantes químicos. Os corantes sintéticos utilizados no tingimento causam poluição ambiental e problemas de saúde não só para os que os produzem, mas também para aqueles que adquirem tapetes produzidos com tintas sintéticas.