O material mais utilizado na confecção de tapete é a lã de ovelha. A lã de melhor qualidade é aquela que é retirada dos ombros e pescoço do animal. É conhecida como cork wool.
Depois de retirada a lã da ovelha, é feita uma seleção. Examinado de perto, o pelo da ovelha possui diferentes qualidades de lã. A lã é separada para se obter uma qualidade uniforme.
A lã é lavada nos rios. Depois de seca, é penteada e limpa com um instrumento de ponta afiada para desembaraçar as fibras antes de ser fiada.
O tingimento é uma verdadeira arte. Os fios de lã são imersos repetidamente num grande recipiente com a tinta até que toda a lã fique com o mesmo tom.
A partir deste momento, o tapete começa a ser tecido. Ele é colocado em teares verticais ou horizontais. As tecelãs usam estas ferramentas no seu trabalho: faca em forma de gancho, pente para bater nas tramas e nas fileiras de nós para consolidar a trama e uma tesoura para cortar o pelo.
Geralmente, as tecelãs utilizam um cartão que tem a ilustração do design do tapete.
Finalizada a confecção do tapete, ele é lavado para que o excesso da tinta e qualquer sujeira sejam removidos. É seco ao sol para que as cores sejam estabilizadas